Em milhares de anos de existência, os seres humanos foram acumulando algumas culturas e crenças em toda a sua trajetória. Muitas fazem sentido e têm, de fato, algum embasamento científico para justificá-las.
Já outras se tornaram tão incrustradas em nossa sociedade que a maioria das pessoas não consegue deixar de acreditar, mesmo sem saber de onde vieram ou se realmente é verdade.
Confira a baixo mitos ou verdade .
Assistir de perto danifica os olhos
Provavelmente seus pais acreditavam mesmo que, se você assistisse TV colado na tela, isso poderia prejudicar a sua visão — fato que muitos pais de hoje continuam a alertar aos seus filhos.
Mito:Sim isso mesmo é apenas um mito
Se há alguma correlação entre sentar tão perto da televisão enquanto criança e usar óculos no futuro quando adulto, então provavelmente o que acontece é o contrário. Se você sentava tão perto da TV para conseguir acompanhar seu desenho favorito, é porque a sua visão já não era boa desde pequeno.
Na verdade, de todos os estudos que têm sido feitos para testar se havia uma distância mínima da qual a TV iria começar a “fritar” os seus olhos, nenhum deles sugeriu que pudesse existir um número exato de afastamento da tela.
De acordo com o Cracked, os rumores provavelmente surgiram quando alguns televisores antigos emitiam radiação e as pessoas passaram a ficar preocupadas que a visão poderia ser danificada, disseminando o perigo que poderia significar ficar com os olhos grudados nos aparelhos.
Sabemos que olhar para as telas de televisão ou computador por longos períodos pode realmente fazer com que a visão fique cansada e os olhos secos. Mas isso não acontece porque a tela está prejudicando seus olhos, e sim porque você se concentra demais em algo e pisca com menos frequência. A solução é dar uma pausa de vez em quando.
o consumo de cenoura realmente faz bem para a nossa visão?
Verdade:O vegetal consegue, sim, melhorar a visão dependendo de algumas condições, já que é rico em betacaroteno, um pigmento natural que ajuda a “alimentar” os olhos. Nosso corpo usa o betacaroteno para fazer vitamina A, um nutriente essencial para fazer com que o olho humano traduza a luz captada por ele em sinais que são enviados para o cérebro, aumentando a eficiência mesmo em baixas condições de iluminação.
Sabe-se que a privação da vitamina A pode fazer inclusive com que a córnea praticamente desapareça. Em países pobres isso fica mais evidente, com uma estimativa de 250 a 500 mil crianças que, com uma deficiência grave da vitamina, se tornam cegas. No Nepal e na Índia, testes com suplementação de betacaroteno ou de vitamina A diretamente mostraram traços de recuperação e uma melhoria na visão noturna.
Sendo assim, qual a quantidade de cenoura necessária para cuidar devidamente da nossa visão? Embora a maioria dos estudos na área se concentre nos benefícios do betacaroteno ou da vitamina A em si, pode-se estimar que um consumo diário de 100 gramas de cenoura seja o suficiente para dar conta de manter a saúde dos olhos
Raspar os pelos faz com que eles cresçam mais grossos?
Mito:O fato é ao cortar os pelos, homens que fazem as barbas ou as mulheres que aparam os pelos das pernas e axilas, pode fazer com que eles pareçam mais grossos quando ficam maiores. Entretanto, isso ocorre devido ao pelo ser cortado pela metade (e não arrancado pela raiz, como ocorre na depilação), de modo que as partes não vistas sob a pele crescem e se manifestam.
Perdemos mais calor corporal pela cabeça?
Mito: Essa ideia popular não passa de um mito.
A lógica por trás dessa afirmação normalmente é explicada com a combinação da grande quantidade de sangue na região e da falta de elementos isolantes, como gordura. Nos Estados Unidos, a lenda ganhou força por causa da má interpretação de uma cartilha militar da década de 1960. Na época, as forças armadas norte-americanas fizeram estudos para analisar a perda de calor corporal em temperaturas extremamente frias.
O resultado desses testes deu origem a uma parte do manual que afirma que uma pessoa “pode perder de 40 a 45% da energia térmica do corpo por conta de uma cabeça desprotegida”. O problema é que a frase está fora de contexto, já que na ocasião do estudo as cobaias vestiam trajes especiais contra baixas temperaturas, mas não tinham nada sobre a extremidade superior – o que elimina a surpresa de terem maior perda de calor na região.

.jpg)

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário