quinta-feira, 16 de abril de 2015

Frase do dia

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
por:Roberto Shinyashiki

10 dicas para uma vida mais saudável

10 dicas para uma vida mais saudável

Garanta mais disposição e saúde com alertas de médicos e nutricionista
10 dicas para uma vida mais saudável
  • 1 - Evite refrigerantes e atenção aos sucos prontos. O consumo de refrigerantes normais está relacionado a diabetes e obesidade, enquanto o de não adoçados (como light, diet e zero) causa piora do funcionamento dos rins. Já a frutose proveniente das frutas e que adoça os sucos prontos, quando consumida em excesso pode provocar aumento da pressão arterial.
  • 2 - Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições (principalmente à noite). Além disso, evite que o corpo entre na chamada "reserva de energia", que é quando o organismo entende que, pelo jejum prolongado, precisa armazenar calorias, dificultando a perda de peso.
  • 3 - Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Não espere a sede. Se ela chegar, é sinal de que o corpo já está desidratado.
  • 4 - Prefira alimentos integrais em substituição aos carboidratos refinados. Os integrais levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior tempo de saciedade e melhor funcionamento do intestino.
  • 5 - Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, isso pode prejudicar o sono. Além disso, como o metabolismo fica mais lento à noite, o gasto de calorias nesse período será menor, podendo gerar ganho de peso.
  • 6 - Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse. Para quem tem mais de 35 anos, exercícios físicos ajudam a manter a massa muscular. A prática é importante porque parte do metabolismo depende da massa muscular.
  • 7 - Só consuma medicamentos sob orientação médica. Sem o acompanhamento profissional, as pessoas tendem a tomar medicação em excesso ou a deixar de tomar medicamentos que realmente precisam.
  • 8 - Durma bem. Para um sono mais tranquilo, evite: refeições pesadas à noite, cafeína depois das 17 horas e exercícios físicos extenuantes no período noturno.
  • 9 - Tenha um hobbie ou faça atividades de que goste bastante, saindo da rotina. É uma ótima maneira de escapar do círculo de pensamentos preocupantes e de manter a motivação.
  • 10 - Procure informação e ajuda para parar de fumar ou de consumir álcool em excesso. O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório. Já o álcool, além de trazer problemas comportamentais, é bastante nocivo ao fígado e ao pâncreas, que são fundamentais para o nosso metabolismo.
Fontes:
Dr. Mário Sérgio Rossi Vieira, fisiatra
Dr. Bento Fortunato, nefrologista
Érika Teixeira, nutricionista

sexta-feira, 3 de abril de 2015

mais 20 filmes que você tem que assistir no Netflix

mais 20 filmes que você tem que assistir no Netflix


Infelizmente, três dos 20 filmes saíram do catálogo do Netflix. Nós mantivemos as dicas na lista, porém. São boas dicas.

1. O Menino do Pijama Listrado
Sugestão da Mariana Lubke, esse filme de 2008 adapta para o cinema a emocionante história contada no livro homônimo de 2007, de um menino que se muda de Berlim para a Polônia durante o nazismo e acaba fazendo amizade com um menino polonês.
2. O Show de Truman: o Show da Vida
Lembrado por Rodrigo Debastiani, esse filme mostra Jim Carrey na pele de Truman Burbank, um cara normal, que tem uma vida pacata, mas que é estrela de um reality show sem nunca saber de nada. O programa transmite sua rotina 24 horas por dia na TV – com atores, diretor e câmeras, tudo às escondidas. O filme já saiu do catálogo do Netflix.
3. O Grande Truque
Dirigido por Cristopher Nolan (o cara dos novos Batman), O Grande Truquemostra a rivalidade de dois mágicos no final do século 19, em Londres. Interpretados por Christian Bale e Hugh Jackman, os ilusionistas lutam para conseguir aprimorar cada vez mais seus truques – o que os leva a correr riscos. Esse filmaço foi lembrado pelo Gustavo Cevallos.
4. Queimando Tudo
O Ariel Pagliarini lembrou desse clássico do humor, que apresentou ao mundo Cheech Marin e Tommy Chong. A importância desse filme para a comédia no cinema pode ser vista nos filmes de Seth Rogen, Jonah Hill, James Franco etc.
5. Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador
Leonardo DiCaprio, Johnny Depp e Juliette Lewis superjovens contando a vida de um adolescente interiorano que sustenta a família desde a morte do pai e tem sua vida virada de cabeça para baixo depois que uma jovem de outra cidade aparece. Sugestão do Bruno de Morais, que diz que "vale a pena assistir".
6. Forrest Gump: o Contador de Histórias
Grande indicação da Luciana Bettoni, esse filme tem Tom Hanks no seu grande papel, vivendo um homem ingênuo que se envolve em grandes acontecimentos da história.
7. O Despertar de uma Paixão
A Cláudia Werf comentou no Facebook sobre esse filme de 2006 que mostra um casal formado por um pesquisador e sua mulher, que não recebe muita atenção. Rejeitada, ela sai em busca de suas realizações.
8. Os Goonies
Dica do Maximiliano da Rosa aqui nos comentários do site. Nós concordamos plenamente: não tem nada mais clássico do que ver Os Goonies de tarde, comendo picoca. Nesse friozinho, então.
9. Jumanji
Essa também veio do Maximiliano, que, como nós, deve ser um fã dos filmes infantis das décadas de 1980 e 1990 – quem não é? O filme já saiu do catálogo do Netflix.
10. Scarface
Obra-prima de Brian de Palma, com roteiro de Oliver Stone e atuação histórica de Al Pacino como o chefão do tráfico de drogas cubano Tony Montana. Daqueles filmes que são necessários para qualquer amante de cinema, como deve ser o Ricardo Villa, que deu a sugestão.
11. A Onda
O Ricardo também lembrou dessa baita obra do cinema alemão. Um filme perturbador, que mostra os perigos de um governo fascista (tudo por meio de provocações feitas por um professor dentro da sala de aula).
12. O Barco: Inferno no Mar
Mais um filme alemão, esse lembrado pelo Luiz. Indicado a seis Oscar, este longa conta, em três horas e meia, as provações pelas quais passa a tripulação de um U-boat alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
13. Na Natureza Selvagem
Para achar esse filme no Netflix, procure por Into the Wild, seu título em inglês. Sugerido por Felipe Estima, ele mostra um jovem que desiste de tudo e resolve viver sozinho no lugar que você já imagina: na natureza selvagem.
14. O Mordomo da Casa Branca
Filme recente que apresenta Forest Whitaker como o mordomo de oito presidentes americanos que passam pela Casa Branca, indicação da Raquel Carara. É evidente que, devido a sua posição, ele vivencia muitos momentos históricos.
15. Taxi Driver
You talking to me? Outro daqueles indispensáveis para os cinéfilos. Martin Scorsese e Robert de Niro em suas melhores formas. É considerado pela Biblioteca do Congresso dos EUA "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante". Não perca, como a Gabriela, que lembrou dele nos comentários, não perdeu.
16. A Vida dos Outros
Vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2007, esse longa alemão narra a história de um agente da polícia da Alemanha Ocidental que se envolve no esquema de escutas clandestinas de um casal da cena cultural da Berlim Oriental. Foi lembrado também pela Gabriela.
17. Machete
Danny Trejo vive um assassino que usa um facão para matar suas vítimas. Ele atua ao lado de um padre para buscar vingança depois de ser quase morto por um franco-atirador. Esse é para quem quer sangue, violência gratuita e muitos tiros (tudo, óbvio, em clima quase de piada). Dica do Guilherme Nunes.
18. Ensaio sobre a Cegueira
Versão do diretor brasileiro Fernando Meirelles para o livro de José Saramago. Um motorista sofre um acidente após ficar subitamente cego e, depois disso, todos que têm contato com ele param de enxergar. O governo os põe em quarentena e trata o fenômeno como uma epidemia. A partir daí, o filme aborda a vida dos personagens no confinamento. Sugestão do leitor Jair Soares da Cunha. O filme já saiu do catálogo do Netflix.
19. Preciosa: uma História de Esperança
Uma menina é seguidamente agredida por seus pais violentos. Em meio a tanto sofrimento, ela tem a chance de mudar de vida quando se matricula em uma escola alternativa. Quem lembrou desse filme foi a Sandra Denardin.
20. XXY
Dica de Lizi Cordeiro, esse filme tem Ricardo Darín e conta a vida de Alex Kráken. Alex nasceu com órgãos sexuais masculino e feminino e usa medicamentos para suprimir o desenvolvimento de características masculinas, como barba. Em determinado momento, Alex para de tomar seus medicamentos. De acordo com Lizi, é um "belo choque de realidade sobre a discussão de gênero".

10 dicas para fotografia: veja os melhores truques para fotos amadoras

10 dicas para fotografia: veja os melhores truques para fotos amadoras

Como tirar fotos legais? Dicas de fotografia são fundamentais, pois ter uma câmera profissional não evita um resultado de fotos amadoras. O mais importante é conhecer truques e saber utilizar o seu equipamento. Tendo boas noções, é possível registrar belas imagens com uma máquina digital simples ou uma semi-profissional mesmo. Por isso, o TechTudo organizou uma lista para que você garanta fotos de qualidade. Utilizamos a câmera Olympus XZ-1, com zoom óptico de 4 vezes, para fazer as demonstrações.

Câmera Olympus ZX-1, utilizada em nossos testes (Foto: Reprodução/Wired)Câmera Olympus ZX-1, utilizada em nossos testes (Foto: Reprodução/Wired)

1. Comece no automático e repare no foco
Acabou de ligar sua câmera? Deixe-a configurada no modo automático. Antes de brincar com os recursos principais de qualquer câmera, faça teste com o foco da lente do aparelho. Clique suavemente no botão de disparo para ver onde ele consegue foco. Registrar imagens não é apenas bater a foto, mas dar uma orientação a ela.
Deixe a máquina ligada no automático, para aprender os primeiros passos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Ajuste a câmera para seguir os primeiros passos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
Se o sensor da câmera estiver mesmo no automático, o aparelho tentará ajustar o foco no centro ou no objeto mais próximo. Preste atenção em cada elemento enquadrado antes de capturar a fotografia.
Com o foto corretamente ajustado, você consegue destacar elementos na fotografia em ao invés dos demais (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Com o foco correto, elementos certos na fotografia se destacam (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
2. Preocupe-se com a exposição à luz 
Está cansado de fotos automáticas? Mude o modo da câmera para manual e tenha cuidado redobrado com o ISO. E o que é isso?
A câmera no modo manual permite que você customize seu funcionamento (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)A câmera no modo manual permite customização do funcionamento (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
ISO (International Organization for Standardization) é a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Ele é captado pelo diafragma, mecanismo de lâminas finas, geralmente situado entre as lentes, que se abrem e absorvem a luz obtida no filme, no caso de câmeras analógicas. Nas digitais, o ISO controla a exposição e registra fotos mais claras ou mais escuras.
3. Aprenda a usar o flash
Flash é um complemento da fotografia e, em raras exceções, deve ser utilizado no modo automático. No manual, não utilize essa luz apenas no escuro. Ela funciona muito bem para equalizar a iluminação natural.
Use o flash para equilibrar a luz natural (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Use o flash para equilibrar a luz natural (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
Ajuste o flash para funcionar a 100% somente quando você tiver um ambiente amplo, onde a luz artificial não será rebatida. Em locais mais fechados, as fotos podem ficar claras demais. Nesse caso, utilize 1/64 de flash ou 1/16 do mesmo recurso.
Esta fotografia foi tirada com o flash funcionando 100%, realçando a cor verde (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Flash funcionando no modo máximo, realçando a cor verde (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
Se você achar necessário, compre um refletor ou deixe uma superfície branca próxima do local onde se pretende fotografar com flash. Ele pode absorver o excesso de luz.
Imagem à esquerda é um exemplo de flash mal aplicado. As folhas refletiram a luz, causando uma luminosidade excessiva (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Flash mal aplicado: folhas refletem a luz, causando iluminação excessiva (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
4. Utilize filtros diferentes e efeitos especiais nas imagens
Fotos de objetos com formas diferentes ganham mais destaque em preto e branco. Determinadas configurações da câmera deixam o ambiente como se ele estivesse embaixo d’água. Outros filtros diminuem as cores quentes e realçam as cores frias. É sempre bom diversificar a aparência das fotos.
Fotografando como se estivesse embaixo dágua (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Fotografando como se estivesse embaixo d'água (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
5. Dê preferência ao zoom óptico ao invés do digital
Usar o zoom digital distorce a imagem e reduz sua nitidez. Já as câmeras amadoras e profissionais que possuem uma objetiva com zoom óptico permitem foco e qualidade melhores. Dê preferência ao recurso analógico nesse caso.
6. Fotografe de forma ampla para fazer recortes no programa de edição
Essa é uma dica básica, porém preciosa. Não use o zoom sem restrição. Fotografe da forma mais ampla que puder. Com a imagem inteira, faça os cortes que forem necessários. O resultado será melhor para uma fotografia de Internet.
7. Ajuste a câmera para o tipo de foto que você quer fazer
Você vai fazer um retrato? Sua câmera provavelmente tem uma configuração específica para essa finalidade. Precisa de imagens em alta velocidade? Configure. A máquina também pode ser programada para fazer fotos de paisagem. O importante é colocar o conjunto de configurações correto para determinada situação.
8. Utilize um tripé
Segurar a máquina na mão pode resultar em fotos trêmulas. O tripé soluciona esse problema. As imagens também podem ficar mais nítidas com esse acessório conectado na parte inferior da máquina fotográfica.
9. Não olhe no visor de LCD sempre que fotografar
O visor da máquina pode ser mentiroso. A imagem reduzida no display LCD pode parecer nítida e, no computador, estar desfocada. A mesma fotografia pode estar tremida dentro da câmera e pode ficar com um efeito interessante no computador.
Para evitar problemas maiores, selecione uma opção multi-shot. Disparos seguidos da mesma fotografia permitem que você escolha a melhor delas. E faz você perder menos tempo pensando na imagem perfeita.
10. Seja seletivo
Tire mais fotos, mas não registre imagens inúteis. Faça um planejamento antes de sair para fotografar. Observe outros fotógrafos para se inspirar. Mesmo com uma máquina amadora ou uma semi-profissional, é melhor ir para a rua com uma ideia mais clara do que você pretende registrar.

Use também as demais dicas de foco, exposição de luz, flash e edição de imagens para eliminar fotos pobres. É melhor utilizar algumas poucas fotografias bem feitas do que várias registradas de qualquer maneira.